Páginas

Programação Semanal

Terças-feiras - Reunião de Oração às 20hs

Quartas-feiras - Tarde da Benção às 14hs

Domingo - Culto da Família – às 19:30hs

Venha louvar e adorar à Deus conosco!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PAIXÕES DA CARNE



Texto: 2ª Timóteo 2:22-23.

Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.

Introdução:

Diz o ditado que jovem não peca e sim pisa na bola!
Será esta uma verdade que podemos aplicar em nossas vidas? Eu acho que não, pois todos cometemos pecados.
A Bíblia diz que nós erramos por não conhecermos as escrituras, pois ela nos da parâmetros para não pecarmos.


TRANSIÇÃO:

Ao olharmos para este texto podemos imaginar o apóstolo Paulo, já idoso, definhando numa masmorra escura e úmida em Roma, de onde não deverá sair, a não ser para a morte. O seu trabalho apostólico está concluído, tan­to que ele pôde dizer: "completei a carreira". Paulo se intitula "encarcerado do Senhor"  e esta era a se­gunda vez que se achava preso em Roma. Ele já não estava desfrutando da relativa liberdade e do conforto da casa que aluga­ra, situação em que se encontrava no final do relato de Lucas em Atos, após o que tudo indica ter sido posto em liberdade, como ele mesmo esperava. Paulo estava encarcerado em algum "escuro calabouço subterrâneo, com um buraco no teto para a passagem de luz e de ar".
Sendo assim, compete-lhe tomar providências para que, depois de sua par­tida, a fé seja transmitida sem se contaminar, genuína, às gerações futuras.
Assim ele dá a Timóteo esta soleníssima missão.
Ca­be-lhe preservar, a qualquer preço, o que recebeu, e transmiti-la a homens fiéis, que por sua vez sejam também idôneos para ensi­nar a outros.
Timóteo, a quem a carta foi endereçada, estava sendo colocado numa posição de responsabilidade, pela liderança cristã, muito além da sua capacidade natural. Por conta disso o apóstolo escreve esta carta a Timóteo, para confortar seu coração. Mas o que nos chama a atenção é que no verso 22 Paulo chama a atenção de Timóteo para que fuja das paixões da carne.

TEMA: MAS O QUE PODEM SER AS PAIXÕES DA CARNE ?

SÃO COISAS SUBJETIVAS, OU SEJA, QUE DAMOS MUITA IMPORTÂNCIA, MAS QUE NA VERDADE NÃO TEM IMPORTÂNCIA ALGUMA.

Exemplos:

1º) Ser aceito.

Às vezes nos deixamos levar por coisas que sabemos ser erradas, mas queremos ser aceitos pelos "supostos amigos". E nos enveredamos por caminhos que nos levam para longe da presença do Senhor.
Ai passamos a experimentar "coisas" para sermos aceitos, para sermos vistos como legais por todos.
Deixamos de entender que somos nós quem influenciamos o mundo, pois somos sal da terra e luz do mundo.
Não devemos nos moldar ao mundo, mas o mundo a nossa fé.

2º) INVERTERMOS OS VALORES DAS COISAS.

Damos muito valor a coisas passageiras!
Gastamos muito de nosso tempo em coisas que deveriam ser para o lazer. Mas colocamos estas coisas acima do que na verdade deve ser importante.
Ficamos, às vezes, horas na internet com tantas coisas que nos tiram a atenção, freqüentamos comunidades que não valem a pena. Olhamos coisas no submundo da internet que desperta a paixão de nossa carne pelo pecado.
Gastamos tempo excessivo com vídeo game, ou com a TV, e nisso tudo deixamos de crescer em conhecimento!
Não lemos a Bíblia, não meditamos, por isso não conhecemos a vontade de Deus para nossas vidas.
Ai passamos a ser escravos dos desejos da carne, das “paixões da mocidade”.
E que a nossa leitura não seja somente da Bíblia, mas também de bons livros, eu disse bons livros, não o "Crepúsculo", p.ex..

Aplicação:

Que possamos aprender com os conselhos de Paulo a Timóteo e não darmos brechas para os desejos carnais, ou “paixões da mocidade”.

AUTOR: Bruno Mateus Batista Torres

Um comentário:

  1. Bruno, é isso mesmo meu irmão, fico muito contente em vê-lo desempenhando junto aos jovens os dons que o Senhor te deu, gostei da palavra, vem de encontro com a realidade dos nossos dias, puxou o paizão...Fica na Paz! Aguardo a próxima. Que Deus abençoe todos que lerem.

    Patrício ASC Becker

    ResponderExcluir