Páginas

Programação Semanal

Terças-feiras - Reunião de Oração às 20hs

Quartas-feiras - Tarde da Benção às 14hs

Domingo - Culto da Família – às 19:30hs

Venha louvar e adorar à Deus conosco!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

SOBREVIVENDO AS ADVERSIDADES COM JESUS

Texto: Lucas 8:22-26

...Mestre, Mestre perecemos. E Jesus, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água, e fez-se bonança. (Lucas 8:24)

No texto em Lucas, acompanhamos a conhecida história de Jesus e os discípulos atravessando o lago da Galiléia de uma margem à outra, alguns consideravam o lago como mar tamanho era extensão e por ser o maior de Israel, porém, é composto por água doce e sua dimensão é aproximadamente 19 quilômetros de comprimento por 13 quilômetros de largura e em meio à travessia enquanto Jesus dormiu, o tempo mudou e veio uma tempestade que Lucas relata ser de forte vento e as águas começaram a cobrir o barco, na narrativa da mesma história Mateus relata que foram surpreendidos por uma tempestade e que as ondas cobriam o barco. Se pararmos para imaginar a situação podemos até compreender a agonia sofrida pelos discípulos, mesmo porque à época os barcos não eram modernos, com sistemas de segurança, não possuíam coletes salva-vidas e nem mesmo atendia medidas de seguranças para os tripulantes, porém, quem estava com eles? Jesus, Ele é mais confiável e seguro que as mais modernas e complexas tecnologias que possam ter inventado para as embarcações atuais. Alguns pontos são importantes que devem ser observados:
- Jesus estava com os discípulos, E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos... (Lucas 8:22a)
- Quando entraram no barco tudo estava tranqüilo e seguiram seu trajeto, pois não faria a travessia em meio à tempestade, Passemos para a outra banda do lago. E partiram. (Lucas 8:22b)
- Durante a trajetória foram surpreendidos por uma tempestade que nem imaginavam, pois havia entre os discípulos pescadores experientes em navegação e se houvesse uma pequena possibilidade de mal tempo não teriam embarcado. ...sobreveio uma tempestade de vento no lago, e o barco enchia-se (de água), estando eles em perigo. (Lucas 8:23b)
- Desespero em meio a adversidade, falta de fé e força para sobrepor o problema e o clamor de súplica por socorro. E, chegando-se a Ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo (que pode ser traduzido – morrendo) (Lucas 8:24a)
- Ação de Jesus que é maior que todas as coisas e problemas, mesmo sendo o problema maior que nossas forças. E Jesus, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. (Lucas 8:24b)
- Lição de fé e confiança. E disse-lhes: Onde está a vossa fé? (Lucas 8:25a)
Trazendo os pontos destacados para a nossa realidade e entendendo a lição que Jesus nos transmitiu em apenas 5 versículos do capítulo 8 de Lucas, mas que tem uma dimensão enorme para nos orientar em meio as adversidades que nos deparamos, seja na área espiritual, familiar, material, física, financeira ou pessoal.
Jesus, assim como no texto em questão está conosco e nos convida a seguir nossas trajetórias acompanhados dEle, assim como nos tempos em que Jesus viveu entre nós; nunca obrigou ninguém a aceitá-lo ou tê-lo como companhia, hoje Jesus apenas te convida a tê-lo como companheiro. Se aceitar este convite, certamente Ele irá acompanhá-lo, assim como aconteceu com os discípulos você pode até estar atravessando sua vida sem problemas, mas lembre-se que quando foram atravessar eles também tinham um cenário tranquilo e de repente foram surpreendidos, a vida é assim, temos momentos de bonança e adversidades.
Os monentos de bonança são fáceis de viver, e provavelmente nem lembramos que Jesus está acompanhando tudo sem precisar interferir, pois tudo corre bem;  diferente são os momentos de adversidades, onde nós expomos nossas limitações, falta de fé, ingerência, despreparo diante da “crise” que se instaurou; e aí somos reportados a lembrar que temos Jesus conosco. A partir deste momento clamamos e Jesus impelido em resolver um problema que para nós é intransponível, com toda a sua autoridade ordena que os ventos e as águas se acalmem; você pode até estar questionando porque Jesus se manteve “inerte” a situação e somente agiu quando foi impelido a fazê-lo pelos discípulos, ou seja, quando Jesus percebeu que o pânico tomou conta dos discípulos e os mesmos não agiam racionalmente, pois é exatamente isso que o pavor e pânico fazem na mente humana. Pois bem, é exatamente assim que Jesus age, em nenhum momento Jesus promete apenas bonança, pelo contrário na Bíblia em João 16:33 diz: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo, Ele nos deixa atravessar os problemas, adversidades e até mesmo as tempestades da vida, porém, assim como aconteceu com os discípulos, muitas vezes esquecemos que Ele está conosco, isso mesmo, o Mestre Jesus mantendo sua calma e serenidade está próximo apenas aguardando para nos socorrer, como relata o salmista em Salmos 46 DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente (mais que presente) na angústia.  
Por isso, Jesus questinou seus discípulos e nos questiona na atualidade Onde está a vossa fé? Vamos aprender a confiar mais em Jesus, lembrando que está sempre ao nosso lado, na jornada da nossa vida, com o intuito de nos proteger em meio as adversidades e nos proporcionar a vitória mesmo quando ela nos parece inalcansável. Seja qual for o tamanho do seu problema, seja qual for a área em que está passando por dificuldades, saiba que Jesus está agora ao seu lado, quieto, sereno, apenas aguardando que lance sobre ele suas fraquezas, que confie em nEle seus problemas e certamente a providência virá apenas com uma palavra imperativa de Jesus em seu favor. Se você ainda não se posicionou em aceitar Jesus como seu companheiro, se ainda não o conhece e quer ter uma experiência com Ele, visite nossa igreja ou outra próxima a sua residência, Jesus está ansioso a sua espera, Ele quer estar contigo sempre, em todos os momentos. Que Deus possa derramar abundantemente sua Graça sobre sua vida, que Jesus realize sua obra transformadora em todos os lugares onde você estiver e que o Espírito Santo complete em seu coração esta palavra, falando e transformando sua vida, como diz em Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nEle, e Ele o fará.

  
Autor: Presbítero Patrício Augusto Saito Canata Becker
2ª Igreja Presbiteriana Renovada
Presidente Venceslau - SP

3 comentários:

  1. Excelente texto, principalmente para olharmos que Cristo sempre está conosco, seja na bonança ou em meios as dificuldades. Que possamos não somente buscá-lo em tempos de dificuldade, mas sim a todo tempo! Parabéns pelo texto e obrigado pela contribuição no blog! Alex Viana

    ResponderExcluir
  2. Realmente, um ótimo texto ... Nós temos um Deus tão grande em seus feitos , e muitas vezes pensamos que o importante é o dinheiro, o carro... Mas não é isso , nós temos um Deus dono de todas as coisas , e que esta pronto para nos ajudar, como nós humanos somos intrincados!
    Parabéns Guto , que Deus te abençoe cada dia mais! Késia !

    ResponderExcluir
  3. Poxa, que belo texto! Muitas vezes nós limitamos o nosso Deus.. sendo que Ele pode tudo, basta confiarmos! Esse é o primeiro passo, porém um dos mais dificeis. Queremos tomar o lugar de Deus!
    Parabéns pelo texto, pela simplicidade e pela visão!
    Abs!

    ResponderExcluir