Páginas

Programação Semanal

Terças-feiras - Reunião de Oração às 20hs

Quartas-feiras - Tarde da Benção às 14hs

Domingo - Culto da Família – às 19:30hs

Venha louvar e adorar à Deus conosco!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

AME, NÃO EXIJA E ADORE

João 4:6-24

Vs6-9 – E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).

O começo desse texto nos revela uma verdade tremenda, Jesus amava pessoas. Aliás, não é uma contestação e sim uma revelação do caráter de Cristo. 
Jesus tinha todos os motivos do mundo pra não falar com essa mulher, em primeiro lugar porque a mulher era Samaritana. Aqui no texto João coloca uma nota explicativa dizendo que: Os Judeus não se comunicavam com os Samaritanos. A gente sabe que não era só isso, era treta mesmo, eles não se gostavam, eram povos inimigos,afinal os Judeus eram o único povo de Deus , e além de ser samaritana, era mulher, e um rabi não podia se dirigir a uma mulher em público, tanto que quando seus discípulos chegam e vêem Jesus conversando com ela, eles se maravilham.
E o segundo motivo era que Ele não tinha tempo, O ministério, a vida, as revelações que Jesus Trouxe foi de longe o acontecimento mais importante de toda a história da humanidade. O cara era importante, Ele tinha que anunciar as boas novas pra todo mundo, porque o que ele fez não ia mudar a vida dos judeus, dos samaritanos, dos palestinos ou quem fosse. Ia muda a vida de todas as pessoas que existiram existem e virão a existir, o negócio era responsa! Qualquer um no lugar dele, só ia pensar grande Só pensaria alto, em meios comunicação de massa, em eventos, aparecer no faustão, afinal.. Não dá perder tempo falando com um fulaninho ou uma ciclaninha... 
E em meio a tudo isso, oque Jesus fez? Ele falou com ela, Ele parava pra conversar com as pessoas, não somente com pessoas comuns... Mas com pecadores, Jesus falava com adúlteras, publicados, prostitutas, cobradores de impostos, samaritanos... Ele falava com qualquer um. E qual a razão disso senão o amor? Ele amava as pessoas, amava os seres humanos, fossem quem fossem, independente dos seus pecados, afinal ele é Deus e veio morrer por nós ainda pecadores.
A gente tende a selecionar as pessoas que a gente ama, eu acho que a gente pensa que tem uma reserva de amor, e não pode gastar tudo, porque o ser humano é egoísta, então tem que selecionar pra quem dá, e não é assim.
Jesus mostra que não é assim, você tem que doar a quem for; você deve falar do amor de Deus a quem for, não somente ao seu irmãozinho que você deseja ardentemente que seja salvo porque você o ama, mas o bêbado, o drogado, o feio e fedido, o estranho da sua escola, o nerd, as pessoas que ninguém quer amar, também  é por esses que Jesus veio, e são esses que Jesus nos chama a amar também.

Vs10-12 – Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

Aqui  Jesus vem, na sua infinita paciência, misericórdia e graça e fala : meo, eu vou te dar um negócio muito melhor do que o que você me pediria, você nem sabe o que é... Vou te dar água viva! Oque a mulher faz? - Ué Jesus, mas como? Não eu não vendo como você vai fazer isso, você não tem nada pra tirar essa água, o poço é fundo, eu acho que você tá se achando demais.
Muitas vezes nós fazemos com Deus, ele vem e nos promete algo maravilhoso, um presente mesmo porque é imerecido, e nós buscamos garantias.
Porque os nossos olhos não conseguem ver a forma como Deus nos dará, porque não nos faz sentido o que ele está oferecendo, porque parece ser bom demais, por isso nós não confiamos, nós não conseguimos entender e ver, então deixamos de acreditar.
A gente esquece que Deus é fiel, que Deus nos ama mais do que nós nos amamos e que ele é nosso criador, portanto, ele conhece mais do que nós todos os nossos desejos, as nossas vontades, e quem somos. E quando nos esquecemos disso, e deixamos de confiar no Senhor... A gente perde, a gente perde de ganhar a água viva, de experimentar o melhor do melhor que Deus nos oferece gratuitamente.

Vs13-14 – Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Então Jesus ele mostra do que ele está falando, a água viva que ele fala é a eternidade, a fonte de água viva é uma grande ilustração da regeneração para a vida eterna, é isso que ele está oferecendo pra essa mulher, e é isso que ele nos oferece.

Vs15-19 – Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.

O que esse trecho nos mostra é que em primeiro lugar, Jesus nos conhece, ele sabe dos nossos pecados, e em segundo lugar, isso não nos impede de receber a vida eterna, no momento em que aceitamos Jesus e nos arrependemos não no sentido de lamentar nossos pecados, mas no sentido uma mudança de coração que automaticamente gera uma mudança de direção, de caminho, é meia volta. Ai sim recebemos a vida eterna. Jesus ele conhecia não só esses, mas todos os pecados dessa mulher antes de conversar com ela, e mesmo assim ofereceu-lhe a eternidade.
Mais uma vez Jesus nos mostra que qualquer um, por mais pecador, também deve conhecer as boas novas, e o amor de Cristo através de nós. Não do missionário, do Pastor, do presbítero, do líder, mas de cada um de nós, cristãos.

Vs19-24 – Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade

Aqui Jesus faz uma revelação muito importante nas nossas vidas. Jesus revela o que é a adoração, porque antes era apenas uma forma de cerimônia, um local, e Jesus vem e diz que adoração não é Jerusalém, não é o monte Gerizim, mas adoração é a atitude do coração e da mente.
Nós temos uma ideia errada de que adorar é levantar as mãos e cantar ao Senhor, adoração não é isso, apenas. Adoração é uma realidade espiritual, é sua vida, é com nossa vida que adoramos.
E aqui Jesus deixa uma instrução muito clara da forma com a qual devemos adorar, nossa adoração deve ser em Verdade amados, isso quer dizer que deve ser sincera, transparente, de acordo com a vontade do Senhor, com a palavra do Senhor. E ela ser em Espírito simplesmente porque Deus é Espírito.
Entendam que antes não podíamos adorar dessa forma porque não podíamos nos relacionar diretamente com Deus, com a morte de Jesus nós podemos adorar diretamente ao Senhor, diretamente a ele, através de Jesus, e essa adoração deve estar em harmonia com a natureza de Deus que é Espírito.
 E não há mais necessidade de lugar, porque Deus é espírito, e está em todo lugar, então todo lugar é templo, com tudo o que você faz, você o adora, ou o rejeita, diariamente nós fazemos sem perceber essa escolha, em cada instante das nossas vidas, com nossas atitudes, por mais pequenas que sejam, estamos escolhendo adorar ou rejeitar o Senhor.
Adoração também é se transformar em Jesus, se tornar cada vez mais parecido com Jesus, glorificar a Deus não é nada mais do que Ele olha pra você e falar: Filho...  Cê tá a cara do Pai ein!  Isso é adoração, não é elogiar a Deus, é honrá-lo e glorifica-lo com a sua vida!

Então, pra concluir, o que esse texto nos diz é que :

Em Primeiro Lugar – Jesus amava as pessoas que menos mereciam e é isso que ele nos chama a fazer.

Em segundo lugar – Que nós não devemos exigir garantias do Senhor e sim aprender a confiar e esperar nele, mesmo quando parece ser impossível, porque não podemos ver e água viva, mas temos que confiar e acreditar nessa promessa do Senhor, pra receber a eternidade.

E em terceiro lugar – Que nada disso adianta se você não adorar a Deus da forma que ele deseja, com a sua vida, e não com suas palavras ou o que quer seja.

Então é simples, ame as pessoas, confie no Senhor e adore em Espírito e em Verdade.

Autora: Mariane Gaspareto

Um comentário:

  1. Mariane, muito boa a palavra, foi uma satisfação vê-la trazer a palavra de Deus no culto dos jovens, estou feliz pelo trabalho que o grupo de jovens tem desenvolvido na nossa igreja e acredito que a palavra veio de encontro às necessidades atuais. Que Deus continue fortalecendo sua vida e que você possa desenvolver mais e mais este talento. Forte abraço.

    Patrício e Hilda.

    ResponderExcluir