Páginas

Programação Semanal

Terças-feiras - Reunião de Oração às 20hs

Quartas-feiras - Tarde da Benção às 14hs

Domingo - Culto da Família – às 19:30hs

Venha louvar e adorar à Deus conosco!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

4 TIPOS DE AMOR

‘Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. ’ 1 Co 13.13

Nesse mesmo capítulo de Coríntios, nos versículos anteriores, Paulo descreve algumas ações e relata que sem amor, nada é, ou de nada vale. Isso é verdade, sem o amor qual seria o sentido da vida, e qual seria o sentido das nossas atitudes, e ajudar o próximo!?
É necessário amar. Deus é amor, e aquele que não ama não conhece a Deus. A realidade é que se você não ama não conhece a Deus, e no versículo de 1 João que relata isso, ele não limita a quem você deve amar. Não limita uma classe especifica, um grupo de pessoas, mas sim o próximo.  Esse é o segundo maior mandamento de Deus, amar o próximo.
Mas então qual são os amores que conhecemos? Infelizmente, conhecemos apenas ou vivenciamos o falso amor. Nós, da Igreja que devemos transmitir o amor puro, o amor proveniente do Senhor, não transmitimos, e ainda nos compactuamos com o amor profano do mundo.
Assim como vigilantes cristãos necessitamos ter a Bíblia como nosso auxílio e nosso livro de cabeceira. E a Bíblia nos mostra quatro tipos de amores, os mesmos amores que se fazem presente em nosso dia-a-dia, porém ao contrário de nós humanos, ela nos mostra o exemplo certo, o exemplo a ser seguido.
Ela nos traz o amor Eros, que seria aquele amor de atração física, a atração sexual entre homens e mulheres. De que é necessário o homem e a mulher deixarem as suas famílias e assim formar uma nova família, e se tornarem um. O exemplo que a Bíblia nos traz, e que devemos seguir é o amor de Cântico dos Cânticos. Ali o autor descreve a relação, o desejo de um homem com a sua mulher, antes, com respeito e embaixo do temor do Senhor.
Outro amor que a Bíblia nos dá como exemplo é o Philos, que tem como significado a amizade, o amor entre amigos. E nenhuma amizade melhor para descrever como a de Davi e Jônatas. Dois jovens que se tornam grandes amigos, e fazem uma aliança para selar essa amizade, e mesmo após a morte de Jônatas, Davi cumpre aquilo que havia prometido. E assim, eles se unem e dão o melhor de cada um.
Storge é o amor familiar, aquele amor representado de mãe pra filho, pai pra filho. E podemos pegar o exemplo desse amor o caso do filho pródigo. Havia deixado a sua família para trás em busca de uma vida mais fácil e longe de seus familiares. Após a partida o pai sente a falta de seu filho e sempre acredita que logo ele voltaria. E com o retorno do filho após uma tentativa fracassada, o pai demonstrando o amor pelo filho o perdoa, e o recebe de braços abertos em sua casa.
E por último, Ágape, o ‘amor chuva sobre justos e injustos‘. O amor presente em Deus, não capaz de ser entendido e compreendido, apenas aceito. Foi revelado por Deus em Cristo Jesus. Sendo Ele Deus, não merecia os nossos castigos, e a nossa humilhação, mas assim como nos amou com um amor incondicional tomou nossas dores.
Esses são os amores que a Bíblia nos traz, e devemos nos atentar se estamos vivendo ou buscando esses amores. Ame. Ame a Deus, ame seu esposo(a), ame seu amigo(a), ame seu próximo, ame sua família, porém ame com o amor exemplificado na Bíblia.

No amor de Cristo,

João Henrique Carminatti

Um comentário: