Páginas

Programação Semanal

Terças-feiras - Reunião de Oração às 20hs

Quartas-feiras - Tarde da Benção às 14hs

Domingo - Culto da Família – às 19:30hs

Venha louvar e adorar à Deus conosco!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

UM REFLEXÃO SOBRE A "FÉ"

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16

Parece-me que chegamos a um tempo em que não há preocupação com explicações detalhadas, definições bem feitas, pensamentos coerentes, reflexões diligentes. Grande parte dos cristãos adotaram a postura de que a fé é contrária a razão e a razão contrária a fé, tudo é mistério, manto, poder, unção, e tantos outras coisas.
Então se você tem fé as coisas acontecerão, senão, não aconteceram; como se a fé fosse um poder com o qual controlamos a vida, o mundo, Deus.
Muitas das palavras que usamos atualmente no nosso vocabulário evangélico foram totalmente banalizadas, não tendo nem de longe o sentido pretendido pelas Sagradas Escrituras, dentre tais palavras encontra-se a palavra FÉ.

A pergunta que surge então é: o que muitos entende por fé nos dias de hoje?

·         UM PODER.
Muitos entendem fé como um poder pelo qual podemos evitar todo tipo de sofrimento e contingências da vida, como se a fé fosse um tipo de segurança contra todo tipo de dor e uma chave para conquistar nossos sonhos.
Neste entendimento, pela fé, conseguimos o que queremos, se queremos um emprego, oramos com fé para tê-lo, se queremos a cura para alguém com câncer, oramos com fé para tê-lo e etc.
O problema é que depois de algum tempo começamos a perceber que muito do que queremos e tantas coisas pelas quais oramos com fé simplesmente não aconteceram e muito provavelmente não acontecerão. Somos então invadidos pela sensação de que Deus não funciona, ou, não funciona para mim.


·         PENSAMENTO POSITIVO.
Existe confusão também entre fé e pensamento positivo, de maneira que à quem pense que se ficar pensando positivamente que será curado o será de fato, se ficar pensando positivamente que irá conseguir aquele emprego, conseguirá, se ficar pensando positivamente que irá passar no vestibular, passará, e se caso isso não funcione foi porque não houve fé o suficiente.
É esta lógica, do pensamento positivo, que gera pessoas "viciadas em felicidade", porque um pensamento positivo há de gerar algum tipo de felicidade, gera também consciências culpadas, porque se seu pai tem câncer terminal e você ora com fé e fica com pensamento positivo para que ele seja curado e ele morre, você não teve fé o suficiente para que ele fosse curado.
Se você fica confiante em conseguir tal emprego e não consegue, não teve fé o suficiente, e assim segue uma lista sem fim de coisas do tipo.
Neste caso quem diz: "Eu creio!", quer na verdade dizer: "Eu acredito positivamente que tal coisa irá acontecer!" - e podemos colocar uma lista interminável aqui de coisas: um emprego, passar no vestibular, comprar aquele carro, comprar aquela casa, etc, etc e etc.
Quem defende está lógica geralmente se apóia no texto de Mateus 21:22 - "E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis."

·         ASSENTIMENTO MENTAL
A quem confunda a fé com mera aceitação mental, e o que me parece na verdade, o mais comum erro no meio evangélico.
Se nós sairmos pelas ruas perguntando para as pessoas se elas crêem que Jesus Cristo é o Filho de Deus, a grande maioria dirá que sim, mas isso não quer dizer nada, quer dizer apenas que elas aceitam a verdade de que Jesus é o Filho de Deus, para a grande maioria das pessoas isso não afeta a vida, é apenas uma verdade que está fora de suas vidas.
É como se você tivesse um amigo que foi para a Rússia, mas você nunca foi a Rússia. Então este amigo chega de viagem e diz a você: "Existe um país chamado Rússia, é lindo, maravilhoso.", para você isso não passa de um informação, verdadeira, de fonte segura, mas mera informação, porque você nunca esteve na Rússia, você não viu a neve caindo, não conversou com os russos, não andou pelas ruas da Rússia, a Rússia não entrou em você, e por isso não faz diferença para você se a Rússia existe ou não, é só uma informação.
Para muitos a fé é assim, uma informação, verdadeira, de fonte segura, mas só informação, que não faz e não afeta a vida.

Acredito que estes conceitos de fé não são ou estão distantes do conceito que as Sagradas Escrituras encerram em suas linhas.
Fé nas Sagradas Escrituras é confiar em Deus e em Seu caráter bom, justo e amoroso, é submeter-se a Deus, é interagir com Deus. Fé tem haver como sermos afetados por Deus em nossa vontade, desejos, conceitos, valores, princípios, na vida inteira.
Fé é a experiência de Sadraque, Mesaque e Abednego na fornalha ardente dizendo: "Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonosor, não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste." Daniel 3:16-18.


Fé é confiar em Deus e em Seu caráter mesmo que nada aconteça ou que aconteça diferente do esperado, é submeter-se a Deus e não tentar manipulá-lo, é interagir com Deus, colocar-se debaixo de Sua influência.

Autor: Michel Fernandes Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário