Páginas

Programação Semanal

Terças-feiras - Reunião de Oração às 20hs

Quartas-feiras - Tarde da Benção às 14hs

Domingo - Culto da Família – às 19:30hs

Venha louvar e adorar à Deus conosco!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO

Dia especial para a Amanda Carminatti Batata. Na foto ao lado do irmão Allan.
Desejamos toda sorte de benção de Deus sobre sua vida e que esta data possa se repetir por muitos e muitos anos.
Parabéns!

PALAVRA DO DIA

E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
Atos 16:30,31

BOM DIA!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A TEOLOGIA DE AVATAR


Christian Gillis



O sucesso de “Avatar” foi bilionário. Os efeitos visuais do filme de J. Cameron são mesmo incríveis -- assisti em 3D. A mensagem central é alinhada ao que tem sido considerado politicamente correto pelo paradigma socialoide, tanto antropológica como ecologicamente. Milhares de povos têm sido de fato destruídos ao longo da história por causa da ganância império-colonialista, que passa como um rolo compressor por cima de terras, casas, referências culturais, corpos e o que mais for preciso em nome do lucro. Tangencialmente somos informados que a Terra já teria seu habitat destruído -- e agora vemos os homens (machos brancos) exportando para os limites da galáxia a cultura de exploração destrutiva, garantida por tropas militares (mercenários sem bandeira, mas que se comunicam no idioma do mercado...), enquanto os frágeis (mulher e deficiente físico) salvam o mundo imaginado no espaço. Uma projeção na telona das angústias e anseios da humanidade. 


Então, a mensagem de preservação de povos, culturas e o meio ambiente é bacana e necessária. Porém chamo a atenção para a teologia (o discurso sobre o deus, o divino, a deidade) que é sedimentada na mente dos expectadores "almiabertos" (boquiabertos). Não é questão de demonizar a produção e não assistir ao filme, mas de saber os corantes e conservantes que o compõem e aos quais somos expostos (e que não são informados na embalagem) e que, em alguns casos, colateralmente, poderão redundar nalgum câncer espiritual.

Cito a Wikipédia, por ser uma referência popular: "Avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal, segundo a religião hindu, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito ‘Avatāra’, que significa ‘descida’, normalmente denotando uma (religião), encarnações de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade... Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra...” Quando essa forma impersonalizada de Deus transcende daquela dimensão elevada para o plano material do mundo, ele -- ou ela -- é conhecido então como a encarnação ou Avatara... Em uma concepção mais abrangente, a encarnação poderia ser descrita como o corpo de carne. Mas essa concepção seria talvez errada, conquanto tais formas divinas não se tornam reais seres de carne e osso, ou assumem corpos materiais. Uma alma comum assume corpos materiais de carne e osso, mas no caso dessa manifestação divina, seu corpo e sua alma transcendem a matéria e, embora apareçam como impersonalizações, aquele corpo também pertence a sua essência espiritual... Essa palavra “Avatar” se tornou popular entre os meios de comunicação e informática devido às figuras que são criadas à imagem e semelhança do usuário, permitindo sua "impersonalização" no interior das máquinas e telas de computador... Tal criação assemelha-se a um avatar por ser uma transcendência da imagem da pessoa, que ganha um corpo virtual, desde os anos 80, quando o nome foi usado pela primeira vez em um jogo de computador... Mas a primeira concepção de avatar vem primariamente dos textos hindus, que citam Krishna como o oitavo avatar -- ou encarnação -- de Vishnu, a quem muitos hindus adoravam como um Deus”. 

Não há como ignorar o componente teológico envolvido no filme. Primeiro, pelo nome do filme em si (a orientalização do Ocidente é uma tendência que vem crescendo desde meados do século 20), assim como por um linguajar que faz referência e remete ao hinduísmo. Segundo, pela ideia de espírito / mente de um ser "transmigrar" para outro corpo (em “Avatar”, paralelamente, num mesmo tempo e espaço; no hinduísmo, sucessivamente, noutro tempo e forma de vida). Terceiro, e principalmente, pela noção panteísta de divindade, ou seja, um poder divino embutido na natureza, visualizado e adorado em forma de árvore especial, com a qual é possível estabelecer contato e comunicação (é pessoal), que elege seres para tarefas salvíficas, que mantém aquele mundo em equilíbrio, que move os elementos (animais, por exemplo) que compõem aquele cosmos, que toma a vida (decide quem continua a viver), que realiza o milagre de transferir efetivamente uma alma de um corpo para outro. Quarto, pela semelhança sonora entre o nome da divindade (Eiwa) com Jeová. Seria a tentativa de alguma redefinição do Deus revelado por Jesus, segundo a Escritura? (A tendência atual não é ateísmo, mas uma forma religiosa natural, mais palatável que o Deus bíblico.) Ainda há outros aspectos, mas esses bastam para mostrar o ponto: “Avatar” está cheio de elementos teológicos, no caso, panteístas. 

O contraste com o Deus da Bíblia é enorme, pois ele é o Deus Eterno, Criador, o Deus Soberano no universo (não limitado a uma lua do cosmos), o Deus que é espírito puro, o Deus Pai de Jesus Cristo (chamado por alguns hindus modernos de um avatar...), o Deus que ama e salva a sua criação entrando na história e assumindo a cruz para resgatá-la. 

Sem paranoia, mas vigiando (levando em conta que J. Cameron patrocinou um documentário que questiona a ressurreição de Jesus), o que a cultura contemporânea vem sedimentando em nossa alma? Quais serão os efeitos espirituais reais que tal cosmovisão terá sobre a mente de milhões de consumidores desse tipo de cultura? 

Pessoalmente, não gostaria de viver em sociedades como as que a teologia hindu pariu (idealizada pela novela “Caminho das Índias”). É claro, portanto, que há uma relação direta entre a teologia e o modo de vida, entre uma teologia idólatra e um modo de vida igualmente reduzido, entre uma concepção panteísta da divindade e uma espiritualidade esvaziada da cruz. 

Não vivemos sem cultura. Alimentamo-nos constantemente dela. Esse artigo tem por objetivo despertar a atenção para as expressões culturais que ingerimos. A ideia é provocar reflexão e reação. Gostaria muito de saber quais foram as suas impressões sobre o filme, de ouvir sua ressonância, ainda mais que o diretor já anunciou a continuação de “Avatar” em mais um ou dois filmes.


• Christian Gillis é casado com Juliana e pai de 3 garotos. Pastor da Igreja Batista da Redenção por 20 anos, é envolvido com ministérios relacionados a missões, reflexão e juventude.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PALAVRA DO DIA

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
João 4:14

TENHAM UM ÓTIMO DIA!

domingo, 25 de setembro de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO

Dia especial para a Lúcia. Na foto com as filhas Tamyres e Tatiane.
Desejamos toda sorte de benção sobre sua vida e família e que esta data possa se repetir por muitos anos.
Parabéns!

PALAVRA DO DIA

E não tinham sede, quando os levava pelos desertos; fez-lhes correr água da rocha; fendeu a rocha, e as águas correram.
Isaías 48:21

BOM DIA!

sábado, 24 de setembro de 2011

DERRUBANDO AS MURALHAS

Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro. 
2 Samuel 22:30
A vida não é uma colônia de férias, mas um campo de batalhas. Aparelha-te, pois para o combate. Sem combate não chegarás à conquista. Sem luta não terás vitória. Por mais capaz que alguém seja, o troféu só será entregue no final, se isso for comprovado. Exemplo: Era Schumacher na fórmula 1.

Deus disse ao profeta Daniel: “tu, porém, vai até o fim”. À igreja, Jesus disse: “aquele que perseverar até o fim, esse será salvo”.
Transição: Esse texto faz parte do cântico de gratidão entoado pelo rei Davi diante de suas grandiosas conquistas. Vale ressaltar aqui uma delas: a conquista de Jerusalém: “O rei e seus soldados marcharam para Jerusalém para atacar os jebuseus que viviam lá. E os jebuseus disseram a Davi: “Você não entrará aqui! Até os cegos e os aleijados podem se defender de você”. Eles achavam que Davi não conseguiria entrar, mas Davi conquistou a fortaleza de Sião, que veio a ser a Cidade de Davi”. Por isso, ele afirma: “Contigo passo pelo meio de um esquadrão; com o meu Deus salto muralhas”.
Todos aqueles que desejam derrubar muralhas precisam observar algumas coisas fundamentais:
1 – SER DEFINIDO QUANTO AO TERRITÓRIO A SER CONQUISTADO – 1 Co 9:26
Aqui é preciso deixar bem claro uma coisa: não existe território desocupado. Todo território possui alguém que precisa ser vencido. Do outro lado do muro também tem ocupantes. Isso exige determinação e ousadia. Ninguém vai vencer se não souber o que quer. A indecisão afeta todas as áreas da nossa vida. Tiago nos diz que “aquele que tem mente dividida é instável em tudo o que faz” (Tg 1:8 nvi).
Se a pessoa não sabe o que quer antecipadamente, nunca conseguirá vencer ou conquistar. Quem não sabe o que quer, será um ativista sem resultados. Quando olhar para trás, será frustrante. Alguém disse que “sucesso é algo que ninguém poderá tirar de você, é algo consolidado”.
·       O que for a grandeza do teu ser, assim será o teu desejo;
·       O que for o teu desejo, assim será a tua vontade;
·       O que for a tua vontade, assim serão teus atos;
·       O que forem teus atos, assim será o teu destino.
É aqui que entra o desafio bíblico: “se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor dessa terra”. Jesus disse: “tudo é possível ao que crê (querer com atitude)”.
Tudo o que custa um bom combate, com certeza, será uma conquista satisfatória. O que é muito fácil pode não ser valioso. Não posso seguir a tudo que é fácil e não posso fugir de algo desafiador.
Atente para estes fatos:
·       A terra prometida tinha gigantes, mas manava leite e mel;
·       Jericó estava cerrada, mas a posse era garantida por Deus;
·       A salvação custou humilhação e sangue de um inocente (de Jesus), mas inocenta bilhões de culpados;
·       A entrada no céu é por uma porta estreita e um caminho apertado, mas leva a um lugar glorioso;
·       Por muitas tribulações importa entrarmos no reino dos céus, mas a recompensa será infinitamente maior.
Ainda que pareça difícil, siga o poderoso exemplo do apóstolo Paulo: “uma coisa faço... prossigo para o alvo” (Fp 3:13-14).
2 – LIVRAR-SE DOS EMBARAÇOS E PECADOS – Hb 12:1
“Nós que estamos rodeados de uma nuvem tão grande de testemunhas, deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”.
Se insistirmos em levar conosco os embaraços eles se tornarão muito pesados na caminhada e ser tornarão nossos maiores inimigos.
Uma moça fora seqüestrada pelo seu ex-namorado a quem não mais queria estar ligado, haja vista, ele não querer um compromisso com Deus. Alguém perguntou se ela havia devolvido o lenço a ele (entre os zulus era costume o homem dar à moça um lenço, se esta aceitasse, o compromisso estava assumido). Sem devolver o referido lenço, nenhuma lei poderia separar os dois, mesmo que a moça não quisesse.
Esse fato ilustra muito bem o que pode acontecer conosco. Se não nos livrarmos do “lenço” do pecado, o inimigo terá livre acesso à nossa vida. Alimentar o erro, ou reter no coração coisas embaraçosas irá favorecer o inimigo – é como fazer gol contra.
Foi isso que aconteceu com o exército de Israel diante da conquista de Ai. Deus foi bem claro: “tirai o anátema do meio de vós”.
“Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas o meio de vós”.
3 – AVANCE SEMPRE EM NOME DO SENHOR, Sl 71:16
“Sairei na força do Senhor Deus; farei menção da tua retidão, a tua somente”.
Nunca se esqueça que suas conquistas dependerão de uma sintonia afinada com Deus.
Deus disse a Josué: “toda a terra que pisarem os seus pés eu darei a vocês... ninguém conseguirá resistir vocês” (Js 1:3, 5) – promessa gloriosa de Deus; mas para efetivar isso era preciso seguir o seu comando: “Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Js 1:7-8).
O Senhor é fiel para com cada um daqueles que confiam nele: “O SENHOR o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não o entregará ao desejo dos seus inimigos”(Sl 41:2).
Golias vem com sua força e experiência, mas Davi vai em nome do todo-poderoso, invencível, majestoso, soberano Senhor dos Exércitos – aquele que abre o mar, derruba muralhas e faz o milagre acontecer.
Conclusão: Às vezes as pessoas ao redor me dizem: “olha aquele vale de ossos secos, para que serve aquilo?” E, lhes respondo: “eu não vejo um vale de ossos, eu estou vendo um poderoso exército se levantando, na força e poder do Espírito Santo”.
Qual é o desafio maior da sua vida? Quanto de você está em seu sonho? Você abre mão do controle da sua vida para avançar além do que acreditou até aqui? Você está fazendo poeira ou está comendo poeira? Você conta as suas bênçãos ou suas bênçãos não contam? Você está disposto a dar um “chega prá lá” em seus “não posso; acho que não vai dar; isso não é prá mim”? A criança que você já foi, se sentiria orgulhoso do homem ou mulher em que se transformou?
“O bloco de granito que foi um obstáculo no caminho dos frouxos, se tornou em trampolim para os valentes”
(Thomas Carlyle).

PALAVRA DO DIA

E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz e, na sua rebelião, levantaram um capitão, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu não os desamparaste.
Neemias 9:17

BOM DIA!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA CRESCE EM TODO O MUNDO


Os cristãos estão sob ataque em muitos países com governos que reprimem a religião, ou são hostilizados na sociedade, segundo um novo relatório.


O relatório, feito pelo Fórum Pew Research Center sobre Religião e Vida Pública, olhou para as estatísticas e dados governamentais, que vão de 2006 a 2009, utilizando critérios como a repressão do governo sobre a religião e a hostilidade social, incluindo motivos religiosos, para saber quais foram os países menos tolerantes com a religião.

Cristãos em 130 países – 66% dos países do mundo – sofrem com as leis do governo e com o assédio social. Os muçulmanos, de acordo com o relatório da Pew, enfrentaram um assédio do governo e da sociedade um pouco menor, com incidentes reportados em 117 países. Muitas das regiões onde há perseguição indicam que há conflitos entre as duas religiões, segundo relatório.

A intolerância religiosa é mais alta no Oriente Médio e Europa. Embora o Oriente Médio seja predominantemente muçulmano, o relatório diz que os próprios muçulmanos sofrem mais oposição, com cristãos e judeus perseguindo com mais vigor.

O Egito mostrou um aumento maior na repressão do governo e na hostilidade social contra cristãos, sendo que o relatório relaciona tal dado com o fato de ter acontecido uma recente revolução democrática no país. Cristãos e muçulmanos têm constantes conflitos entre si, por isso há dificuldade de se expressar livremente a religião.

A França ficou em segundo lugar e recebeu muitas críticas por ter implementado leis antiburca no ano passado. O preconceito contra os muçulmanos tem aumentado.

“Em geral, a maioria dos países que tiveram aumento substancial de restrições governamentais ou hostilidade social envolvendo religião já tinha níveis altos ou muito altos de restrições e hostilidade religiosa”, disse o relatório.

Fonte: www.ultimato.com.br

PALAVRA DO DIA

Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;
2 Timóteo 1:8-9

BOM DIA A TODOS!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO

Dia de festa para a Viviane.
Que Deus possa continuar te abençoando e fazendo multiplicar seus dias.
Deus abençoe!
Dia especial também para a Tatiane. Desejamos toda sorte de benção sobre sua vida e família.
Parabéns!

PALAVRA DO DIA

Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo. 
Salmos 33:1


BOM DIA!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SOCIEDADE DE HOMENS

Pr. Paulo Prates dando abertura a primeira reunião
Pr. Marcos Leite fazendo a leitura da Palavra e motivando os irmãos para o início dos trabalhos
Time reunidos após a reunião!
 No último dia 17 de setembro aconteceu a primeira reunião do Ministério Masculino. Na direção do grupo está o Pr. Marcos Leite que fez a apresentação das idéias para o ministério e motivou os irmãos a estarem juntos nessa nova caminhada.
Durante a reunião houve o momento de apresentação dos irmãos, breve meditação na palavra e um delicioso lanche de confraternização.
Convidamos você, homem, a vir participar conosco!

37 ANOS DE CASAMENTO

Hoje os irmãos José Carlos Benites e Maria dos Santos Benites completam 37 anos de união.
Dessa união, três filhos, Carlinhos, Rita e David.
Desejamos sobre a vida dos irmãos que as ricas bençãos do Senhor continuem sendo derramadas e esta família continue a cada dia mais na presença do Senhor.
Deus os abençoe!

PALAVRA DO DIA

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 
Salmos 1:1


ÓTIMO DIA A TODOS!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO

Hoje o dia é especial para Maria de Fátima. Desejamos toda sorte de benção sobre sua vida e que esta data possa se repetir por muitos e muitos anos.
Parabéns!

PALAVRA DO DIA

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á;
porque todos os que pedem, recebem; os que buscam, acham;e a quem bate, se abre."
Mateus, 7:7-8


TENHAM TODOS UM BOM DIA!

domingo, 18 de setembro de 2011

JESUS GENÉRICO - LU & TERO

FELIZ ANIVERSÁRIO

Dia de festa para a mamãe Érica! Na foto com os filhões Marcelo Henrique e Lucas Vinícius.
Muitas bençãos do Senhor sobre sua vida e família e que essa data possa se repetir por muitos e muitos anos.
Parabéns e que Deus possa abençoar cada dia mais!

sábado, 17 de setembro de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO

Hoje é dia de festa para a Késia!
Que esta data possa se repetir por muitos e muitos anos em sua vida e que seus sonhos sejam os sonhos de Deus.
Parabéns e que Deus te abençoe cada dia mais!

PALAVRA DO DIA

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
João 15:5

TENHAM TODOS UM BOM DIA!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A irmã Neusa Cunha, responsável pela Assistência Social de nossa igreja, recebendo os alimentos para o trabalho social desempenhado com grande destreza e eficiência pela irmã.
Gostaríamos de agradecer a todos que tem colaborado trazendo parte daquilo que Deus tem abençoado a vida de cada irmão.
Oramos a Deus para que Ele possa multiplicar cada dia mais as suas bençãos sobre a vida de cada um!
DEUS OS ABENÇOE

PALAVRA DO DIA

E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.
Levítico 26:9

BOM DIA!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO

Hoje o dia é especial para o Presbítero Márcio Cordeiro. Na foto com o filhão Marcelo Henrique e a esposa  Érica.
Desejamos toda sorte de benção sobre sua vida e família e que esta data possa se repetir por muitos e muitos anos em sua vida!
Parabéns!

PALAVRA DO DIA

Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Isaías 53:11

TENHAM TODOS UM BOM DIA!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

RECEPÇÃO DE NOVOS MEMBROS

O casal Cristiano e Rosicléia com o filhão Rahuan.
Luciane e o filhão Reinaldo
Bianca e Cida
Cristiano e Rosi recebendo os cumprimentos dos irmãos
Bianca e sua alegria irradiante
Cida recebendo dos cumprimentos da igreja
No último domingo, 11 de setembro, recebemos em nossa igreja os irmãos Cristiano e sua esposa Rosicléia, a irmã Luciane e seu filho Reinaldo, a irmã Cida e a irmã Bianca.
A recepção dos novos irmãos é motivo de grande alegria para nós. Queremos ser benção na vida dos irmãos e que vocês possam ser benção em nosso meio.
Deus abençoe a vida de cada um de vocês!
Os amamos em Cristo Jesus!